Após o encerramento da temporada regular do campeonato gaúcho de futebol americano, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) realizou o levantamento e mapeamento da presença de fãs na edição deste ano. O assunto visa identificar o trabalho realizado pelos programas de futebol no Rio Grande do Sul para captar consumidores a assistir os jogos in loco.
Para os eventos realizados no qualyfing e fase de grupos do certame estadual são levados em conta a comercialização de tickets para entrada nos eventos, o valor aproximado da renda bruta das vendas dos ingressos e seus respectivos preços pré-venda, mais a entrada de não-pagantes. Cabe ressaltar que alguns dados são apontamentos aproximados, uma vez que não foi exigida a demanda deste quesito aos times pelo regulamento do campeonato.
Os valores entre parenteses no item “ingresso R$” são os preços diferenciados cobrados pelos mandantes na data do jogo e não contabilizados no cálculo final da renda bruta.
mapeamento de fãs nos estádios
|
|||||||||||||||||
Mandante | Resultado | Visitante | Estádio | Ingressos vendidos | Público total | Renda (R$) | Ocupação | Ingresso (R$) | |||||||||
![]() |
6-12 | ![]() |
Nacional | 278 | ~300 | R$ 2.780 | 46,15% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
6-67 | ![]() |
Nacional | 406 | 442 | R$ 4.060 | 68% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
53-7 | ![]() |
Nacional | 115 | ~115 | R$ 1.150 | 17,69% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
10-15 | ![]() |
Montanha | 178 | 250 | R$ 890 | 4,16% | R$ 5 | |||||||||
![]() |
28-40 | ![]() |
Edmundo Feix | ~250 | ~250 | R$ 2.500 | 6,25% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
0-39 | ![]() |
Serrano | ~500 | ~400 | R$ 3.500 | 33,33% | R$ 7 (10)* | |||||||||
![]() |
34-6 | ![]() |
Nacional | 386 | ~400 | R$ 3.860 | 61,53% | R$ 10 (15)* | |||||||||
![]() |
49-6 | ![]() |
Nacional | ~290 | ~380 | R$ 2.900 | 58,46% | R$ 10 (15)* | |||||||||
![]() |
11-16 | ![]() |
Vila Olímpica | 150 | ~130 | R$ 1.500 | 21,66% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
0-87 | ![]() |
Nacional | 103 | ~130 | R$ 1.030 | 20% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
10-0 | ![]() |
Amaro Cassep | 223 | 205 | R$ 1.115 | 13,66% | R$ 5 | |||||||||
![]() |
20-24 | ![]() |
Nacional | ~280 | ~300 | R$ 2.800 | 46,15% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
0-39 | ![]() |
Nacional | ~100 | ~300 | R$ 1.000 | 46,15% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
15-0 | ![]() |
Serrano | 300 | ~150 | R$ 2.100 | 12,50% | R$ 7 (10)* | |||||||||
![]() |
32-12 | ![]() |
Nacional | 287 | 250 | R$ 2.500 | 38,46% | R$ 10 (15)* | |||||||||
![]() |
77-6 | ![]() |
Amaro Cassep | 158 | 176 | R$ 790 | 11,73% | R$ 5 (10)* | |||||||||
![]() |
13-7 | ![]() |
Nacional | 190 | ~230 | R$ 1.900 | 35,38% | R$ 10 (15)* | |||||||||
![]() |
24-20 | ![]() |
19 de Outubro | 512 | ~650 | R$ 5.120 | 5,65% | R$ 10 (15)* | |||||||||
![]() |
0-67 | ![]() |
Nacional | 183 | 204 | R$ 1.830 | 31,38% | R$ 10 | |||||||||
![]() |
12-13 OT | ![]() |
Serrano | ~400 | ~300 | R$ 2.800 | 25% | R$ 7 (10)* | |||||||||
![]() |
0-46 | ![]() |
Nacional | 62 | ~90 | R$ 620 | 13,84% | R$ 10 |
*Valores diferenciados cobrados na data de realização da partida.
Ao todo foram comercializados 5.351 ingressos durante o qualyfing e fase de grupos, sendo que 799 na primeira etapa e 4.552 na segunda. A presença de público nos 21 jogos realizados até o momento registram 5.402 fãs, dos quais 857 no qualyfing e 4.545 na temporada regular.
Foi injetado na economia de todos os programas de futebol americano do Estado aproximadamente R$ 46.745,00. Não estão contabilizados geração de renda por outros meios, como o consumo de produtos das copas dos estádios, a cobrança do estacionamento ou comercialização de itens das equipes, como: camisetas, bonés e demais souvenirs.
A média de preços dos ingressos pré-venda foi de R$ 8,85. Alguns organizadores dos eventos cobraram valores diferenciados nas datas dos jogos. Carlos Barbosa inflacionou em 42,85% no preço final, enquanto que outros times majoraram para 50%.
Seis jogos venderam mais ingressos do que tiveram público nos estádios. Fatores meteorológicos e simpatia da comunidade para ajudar o programa – como o caso de Carlos Barbosa – foram determinantes para diminuir a ida dos fãs aos locais dos jogos.
Dos 21 eventos, 14 partidas foram disputadas fora das cidades onde o programa de futebol concentra suas atividades, como os casos dos times de Canoas, Gravataí, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo** e Viamão. Somente Bento Gonçalves Snakes, Bulldogs Futebol Americano, Carlos Barbosa Ximangos e Ijuí Drones conseguiram realizar as partidas em suas cidades.
A ocupação média nos estádios durante as duas primeiras fases foi de 29,38%. O estádio do Grêmio Esportivo Nacional, em São Leopoldo, recebeu 12 jogos e obteve uma média de ocupação de 40,26%. O 19 de Outubro, em Ijuí, obteve uma média de 5,65%. A Montanha, em Bento Gonçalves, obteve 4,16%. O Edmundo Feix, em Venâncio Aires, 6,25%. O Clube Serrano, em Carlos Barbosa, 22,91%. O certame ainda registrou duas novas cidades que nunca haviam sediado um jogo oficial: Parobé e Rio Pardo. A Vila Olímpica obteve 21,66%, enquanto que o estádio Amaro Cassep registrou 12,7% de ocupação.
**Os Buriers mandaram um duelo em Parobé.