Mapeando o consumo de futebol americano através das transmissões ao vivo pelo Facebook – Campeonato Gaúcho 2018

A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA), através dos seus departamentos de comunicação e estatísticas, realizou o levantamento de consumo do produto Campeonato Gaúcho de Futebol Americano durante a temporada de 2018.

Os dados levantados levam em conta o número de visualizações que a transmissão ao vivo de cada partida atingiu, os compartilhamentos através dos consumidores, as reações emocionais dos usuários, o alcance de pessoas atingidas pela publicação, as visualizações únicas e os minutos totais assistidos.

Vale recordar que esta foi a primeira vez na história que todos os jogos foram tiveram suas transmissões ao vivo pela página oficial da FGFA na rede social.

Como o certame do Rio Grande do Sul tem como tradição ser a primeira competição brasileira a ter o calendário definido, isso gera uma expectativa ao aguardo do kickoff.

A temporada 2018 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano teve 28 partidas ao todo. Das quais divididas em três etapas: qualyfing, fase de grupos e playoffs – mais o Gaúcho Bowl X.

O qualyfing teve três jogos; a fase de grupos 18 e os playoffs mais o Gaúcho Bowl X sete.

As métricas aplicadas

Para medir os dados e obter uma análise futura sobre o ROI (retorno sobre investimento na sigla em inglês) das transmissões ao vivo pelo Facebook, o departamento de comunicação se concentrou em unidades da métrica smart do Key Performance Indicator (Indicadores Chaves de Performance, ou KPI na sigla em inglês).

O objetivo é procurar entender o comportamento e consumo dos fãs com o futebol americano jogado no Rio Grande do Sul. O importante é saber o quão as pessoas estão engajadas com a equipe, independentemente se é um programa de futebol americano é antigo ou não.

Um dos pontos determinados para mapear o consumo são as diferenças de comportamento durante os dias da semana. Como os eventos são realizados apenas durante os finais de semana, as performances podem ser calculadas a partir do consumo entre sábados vs. domingos.

os resultados obtidos

A competição inteira registrou 154,5 mil visualizações, um alcance de 398.431 usuários no Facebook, 127.705 visualizações únicas, 1.662 compartilhamentos, 6.152 reações emocionais e 748,4 mil minutos assistidos (ou quase 520 dias assistidos em direto e de forma ininterrupta).

Como mencionado acima, a expectativa de ser a primeira competição oficial do ano no Brasil, os três eventos da etapa de qualyfing registraram uma média de 6 mil visualizações por partida.

Por outro lado, com o andamento da temporada regular, o interesse pelo produto diminuiu. Com um número maior de jogos, a média pelo consumo caiu em 16%. O que indica uma perda do empenho imediato que o futebol americano desempenha entre os fãs, assim como funciona no principal mercado nos Estados Unidos: a National Football League (NFL).

Seguindo um padrão de consumo esportivo brasileiro, os torcedores voltaram a se interessar quando o certame entrou no knockout stage. Os índices indicam um aumento de 8,33% em relação ao qualyfing e 30% de majoração diante da fase de grupos.

Sábado vs. domingo

Ao todo, foram realizados 12 eventos aos sábados, contra 16 aos domingos. As partidas disputadas nos sábados tiveram um alcance de 66 mil visualizações, ou 5,5 mil visualizações médias por jogo. Enquanto que aos domingos foram registradas 88,5 mil visualizações, ou 5,53 mil por partida. Caso seja eximida do cálculo o Gaúcho Bowl X, o resultado do domingo cai para 5,3 mil visualizações por jogo.

Assim como o número de visualizações é maior aos sábados, isso pode ter um indicativo do comportamento dos fãs nesta data, uma vez que a média de compartilhamentos é maior em comparação a domingo: um total de 61,3 compartilhamentos por partida aos sábados e 57,8 compartilhamentos aos domingos. Esse número ainda pode cair se descontado a 54,6 compartilhamentos o Gaúcho Bowl X. Como há um compartilhamento levemente maior aos sábados, consequentemente, o alcance a outros usuários para atrair novos fãs também cresce.

Mapeamento de fãs nas transmissões

Mandante Resultado Visitante Visualizações Compartilhamentos Reações Alcance VU* Minutos
6-12 7,7k 106 345 20.038 6.441 34,6k
6-67 6,2k 44 265 12.087 4.795 29k
53-7 4,1k 36 143 9.918 3.560 16,1k
10-15 7,2k 78 334 16.111 6.162 38,6k
28-40 5,1k 49 209 12.334 4.211 23,5k
0-39 5,6k 51 205 12.155 4.514 26,8k
34-6 6,9k 90 305 17.690 5.763 28,4k
49-6 6,2k 54 261 14.506 5.122 30,3k
11-16 5,3k 47 240 13.874 4.460 24,8k
0-87 5,8k 77 241 15.175 4.913 22,2k
10-0 5,8k 78 242 14.469 4.645 31,4k
20-24 4,7k 41 203 11.119 3.808 25,3k
0-39 3,4k 40 181 8.524 2.835 14,2k
15-0 5,2k 36 138 8.209 2.659 29,2k
32-12 4,4k 52 175 10.758 3.527 22,5k
77-6 4,1k 46 128 11.327 3.543 13,1k
13-7 3,7k 46 201 9.454 3.058 25,5k
24-20 7,1k 84 223 19.370 6.104 34,7k
0-67 4,4k 51 130 13.276 3.927 12,7k
12-13 OT 2,7k 27 124 7.008 2.135 14,2k
0-46 3,1k 27 77 8.860 2.627 8,5k
14-33 5,9k 76 255 16.199 4.848 33k
10-22 5,4k 64 213 13.301 4.523 7k
56-0 5,7k 60 247 17.539 4.616 31,6k
22-21 6,1k 60 197 16.494 4.969 33,3k
14-7 5,7k 49 237 17.082 4.991 29,3k
0-45 8k 87 253 24.358 6.905 37,5k
28-0 9k 106 380 27.196 8.038 43,4 k

*Visualizações únicas.

Resultados finais

Qualyfing – 18k visualizações, 186 compartilhamentos, 753 reações, 42.043 pessoas alcançadas, 14.796 visualizações únicas, 79,7k minutos assistidos.
Média – 6k visualizações, 62 compartilhamentos, 251 reações, 14.014 pessoas alcançadas, 4.932 visualizações únicas, 26,6k minutos assistidos.

Fase de grupos total – 90,7k visualizações, 974 compartilhamentos, 3.617 reações, 224.219 pessoas alcançadas, 74.019 visualizações únicas, 425,9k minutos assistidos.
Média – 5k visualizações, 54 compartilhamentos, 201 reações, 12.457 pessoas alcançadas, 4.112 visualizações únicas, 23,7k minutos assistidos.

Grupo A – 30,4k visualizações, 342 compartilhamentos, 1.347 reações, 74.391 pessoas alcançadas, 31.054 visualizações únicas, 153,1k minutos assistidos.
Média – 5,1k visualizações, 57 compartilhamentos, 224 reações, 12.399 pessoas atingidas, 5.176 visualizações únicas, 25,5k minutos assistidos.

Grupo B – 33,7k visualizações, 403 compartilhamentos, 1.283 reações, 88.603 pessoas alcançadas, 28.445 visualizações únicas, 144k minutos assistidos.
Média – 5,6k visualizações, 67 compartilhamentos, 214 reações, 14.767 pessoas alcançadas, 4.741 visualizações únicas, 24k minutos assistidos.

Grupo C – 26,6k visualizações, 229 compartilhamentos, 987 reações, 61.225 pessoas alcançadas, 20.203 visualizações únicas, 128,8k minutos assistidos.
Média – 4,4k visualizações, 38 compartilhamentos, 164 reações, 10.204 pessoas alcançadas, 3.367 visualizações únicas, 21,5k minutos assistidos.

Playoffs – 45,8k visualizações, 502 compartilhamentos, 1.782 reações, 132.169 pessoas alcançadas, 38.890 visualizações únicas, 242,8k minutos assistidos.
Média – 6,5k visualizações, 72 compartilhamentos, 255 reações, 18.881 pessoas alcançadas, 5.556 visualizações únicas, 34,7k minutos assistidos.

Total da temporada 2018 – 154,5k visualizações, 1.662 compartilhamentos, 6.152 reações, 398.431 pessoas alcançadas, 127.705 visualizações únicas, 748,4k minutos assistidos.
Média – 5,5k visualizações, 60 compartilhamentos, 220 reações, 14.229 pessoas alcançadas, 4.347 visualizações únicas, 26,7k minutos assistidos.

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